O que são LCA´s e LCI´s

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário) são títulos de renda fixa criados no ano de 2004 e emitido por instituições financeiras, como o objetivo de captar recursos que serão direcionados ao financiamento do agronegócio e ao ramo imobiliário.

Quando você investe em um LCA de um banco por exemplo, este dinheiro captado pela instituição será aplicado na atividade do agronegócio. O banco pode utilizar este recurso e financiar diretamente o produtor rural, ou até mesmo uma cooperativa agroindustrial.

No LCI funciona da mesma forma, mudando somente o destino do recurso captado pela instituição financeira. Os recursos do LCI serão aplicados na atividade imobiliária, como por exemplo um financiamento imobiliário direto ao comprador do imóvel.

Tributação

Um dos principais atrativos da LCA é a isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas, o que aumenta a rentabilidade líquida do investidor, especialmente em comparação com outras opções de renda fixa, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), que possui tributação.

Prazos de resgate e liquidez

É comum observar no mercado papéis com prazos de um a três anos.

Porém é importante observar o prazo de carência. Agora no ano de 2024 os prazos foram dilatados. Eles possuíam 90 dias de carência e passaram a ser de nove meses para a LCA e um ano para a LCI.

Risco do Investimento

Estes papéis são investimentos de baixo risco, principalmente devido à segurança oferecida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura até R$ 250.000 por CPF e por instituição financeira, limitado a R$1.000.000,00, em caso de falência da instituição financeira.

Rentabilidade

A rentabilidade destes papéis podem variar de acordo com as condições de mercado e do emissor. Podem ser:

  •  Letras pós-fixadas: Remuneradas por um percentual de algum indicador financeiro do país. O mais utilizado neste caso é a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Ela seguirá as variações deste indicador conforme vai passando o prazo de aplicação do papel. Um exemplo desta forma de remuneração seria um LCA com taxa de 90% do CDI;
  • Letras Prefixadas: Maneira mais simples de calcular a rentabilidade. Nela o investidor sabe exatamente quanto receberá pelo investimento. Um exemplo seria um LCI que remunera o investidor com uma taxa de 12% ao ano.
  •  Letras Hibridas: Existem também no mercado as Letras que possuem um forma de remuneração que combina as duas mencionadas anteriormente. Ela possuem um componente pós-fixado, como o CDI ou o IPCA (Inflação), por exemplo, e mais o componente prefixado. Um exemplo seria um LCI que remunera o investidor com uma taxa de IPCA + 5% ao ano. Neste caso o investidor receberá a inflação acumulada no período mais juros de 5% ao ano.
Conclusão

A LCA  e o LCI são ótimas opções de investimento, devido a sua isenção tributária e baixo risco, sendo uma das principais opções de renda fixa na composição de uma carteira de investimentos.

Porém é importante que o investidor fique atento a alguns pontos: A forma de remuneração do papel, observando informações sobre o momento econômico atual do país, evitando investir em papeis pré-fixados em um momento de alta da inflação por exemplo; A saúde financeira da instituição emissora, evitando investir em papéis de instituições que não possuem uma boa avaliação de risco; e por fim a liquidez, para que não ocorra uma situação de necessidade de resgate em momento de carência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima